quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ORANDO COM A BÍBLIA!

São incontáveis os trabalhos sérios, profundos, que pessoas competentes têm realizado sobre a oração, à luz da Palavra de Deus. Cada página da Bíblia é um compêndio oracional para um diálogo intimo com Deus. Uma consciente confrontação com os desígnios do Senhor. Um choque entre os nossos projetos e os planos que a Bíblia nos oferece. 

O homem bíblico é essencialmente orante. Alguém que acredita na presença viva do Deus da história, que se deixa conduzir, guiar, mas, ao mesmo tempo, percebe toda a relutância ao pronunciar o seu sim incondicional ao desconhecido. É partir para uma terra desconhecida, é deixar as seguranças pela insegurança. 

O futuro, porém, não assusta o homem orante, ele sabe que sempre o anjo do Senhor o precede no caminho. Quando chega, Deus já o está esperando há muito tempo. Nesta certeza, devemos ler a história do povo de Israel, sempre nômade, sempre caminheiro, mas também sempre pronto a crer que o Senhor está com ele. "Não temas e não te apavores, porque Iahweh teu Deus está contigo por onde quer que Andes." Js 1,9 .

Saber que Deus vai conosco e nós com ele. Com ele não há ruptura da aliança; ir com ele constitui a maior alegria da vida. Nunca Deus quebra sua aliança conosco. Nosso pecado não permite que ele se afaste de nós. É sempre o Deus da espera, que confia no retorno do filho pródigo. 

São João da Cruz, no Cântico Espiritual, com uma clareza desconcertante, nos consola dizendo: "Grande consolação traz a alma entender que jamais lhe falta Deus, mesmo quando se achasse (ela) em pecado mortal; quanto mais estará presente naquela que se acha em estado de graça. Que mais queres, ó alma, e que buscas fora de ti se tens dentro tuas riquezas, teus deleites, tua satisfação, tua fartura e teu reino, que é teu Amado a quem procuras e desejas? Goza-te e alegra-te em teu interior recolhimento com ele, pois o tens tão próximo. Aí o deseja, aí o adora, e não vás buscar fora de ti, porque te distrairás e cansarás; não o acharás, nem gozarás com maior segurança, nem mais depressa, nem mais de perto do que dentro de ti. Há somente uma coisa: embora esteja dentro de ti, está escondido, mas já é grande coisa saber o lugar onde ele se esconde para buscar ali com certeza".

São João Cruz, Cant. 1, 8. É a tradução prática do texto do Apocalipse 3, 20: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo".

Se o homem, na sua liberdade decidir não lhe abrir a porta, Ele aí permanecerá batendo até que, vencidos pelas batidas da misericórdia, nós decidamos abrir-lhe. Na Bíblia, existem muitas palavras-chave que nos fazem compreender toda a beleza da oração. O diálogo com Deus se abre em vasto horizonte. O homem histórico de ontem, de hoje e de sempre possui sentimentos fundamentais que o revelam e não mudam. O homem bíblico chora, ri, sofre, pede, tem medo, suplica como o homem da Idade Média, o homem da tecnologia de hoje, como homem de amanhã. Quem reza vai se apresentando ao Senhor segundo a situação particular que o envolve e o faz sofrer. Uma oração que nasce da vida e que volta à vida. 

Frei Patrício Sciadini, ocd

Nenhum comentário:

Postar um comentário