segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Evangelho do dia.

EVANGELHO DO DIA - 04/02/13

Os possessos de Gerasa - Mc 5, 1-20

Naquele tempo, Jesus e os discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. Logo que Jesus desceu do barco, um homem que tinha um espírito impuro saiu do meio dos túmulos e foi a seu encontro. Ele morava nos túmulos, e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes tinha sido preso com grilhões e com correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava os grilhões, e ninguém conseguia dominá-lo. Dia e noite ele andava entre os túmulos e pelos morros, gritando e ferindo-se com pedras. 
Ao ver Jesus, de longe, o homem correu, caiu de joelhos diante dele e gritou bem alto:
- Que queres de mim, Jesus, Filho de Deus Altíssimo? Por Deus, não me atormentes!
Jesus, porém, disse-lhe: 
- Espírito impuro, sai deste homem!
Ele perguntou-lhe: 
- Qual é o teu nome?
Ele respondeu: 
- Legião é o meu nome; pois somos muitos. 
E suplicava-lhe para que não o expulsasse daquela região. Entretanto estava pastando, no morro, uma grande manada de porcos. Os espíritos impuros suplicaram então:
- Manda-nos entrar nos porcos. 
Jesus permitiu. Eles saíram do homem e entraram nos porcos. E os porcos, uns dois mil, se precipitaram pelo despenhadeiro no mar e foram se afogando. 
Os que cuidavam deles fugiram e espalharam a notícia na cidade e no campo. As pessoas saíram para ver o que tinha acontecido. Chegaram onde estava Jesus e viram o possesso sentado, vestido e no seu perfeito juízo não aquele de quem tinha saído o Legião. E ficaram com medo. Os que tinham presenciado o fato explicavam-lhes o que havia acontecido com o possesso e com os porcos. Então, suplicavam a Jesus para que fosse embora do território deles. 
Enquanto Jesus entrava no barco, o homem que tinha sido possesso pediu para que o deixasse ficar com ele. Jesus, porém, não permitiu, mas disse-lhe: 
- Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti. 
O homem foi embora e começou a anunciar na Decápole tudo o quanto Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

COMENTANDO O EVANGELHO: Uma missão importante

Escravo de uma legião de demônios, um infeliz estava levando uma vida desumana. Jesus libertou-o e o fez voltar ao convívio social. O gesto mais significativo que esse homem libertado do poder dos espíritos impuros encontrou, para expressar sua gratidão ao Mestre, foi oferecer-se para ser discípulo dele, que foi solidário com o seu sofrimento.

Jesus, porém, não aceitou este pedido. Antes, mandou o homem para casa com a missão de narrar aos familiares tudo quanto Deus realizara em seu favor, manifestando-lhe sua misericórdia.

A atitude do Mestre tem sua razão de ser. Num ambiente pagão, onde as pessoas viviam tomadas pelo medo dos espíritos demoníacos, era preciso haver alguém que fosse um sinal do poder libertador de Deus. Portanto, aquele homem recebera a importante missão de ser missionário entre os pagãos. Competia-lhe mostrar a todos que as pessoas não estão fadadas a serem escravas dos demônios, e que Deus havia enviado alguém com a tarefa de libertá-las. E esse alguém era Jesus!

Seu poder superava o dos demônios, mesmo que fossem uma legião. Sua palavra, cheia de autoridade, subjugava os espíritos maus. A ele deviam recorrer todos quantos queriam libertar-se.

ORAÇÃO

Espírito Santo, seja minha vida um testemunho convincente da misericórdia que Deus manifestou para comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário