terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Evangelho do dia!

EVANGELHO DO DIA – 05/02/13

Naquele tempo, Jesus passou novamente para a outra margem, e uma grande multidão se ajuntou ao seu redor. Ele estava à beira-mar. Veio então um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, caiu-lhe aos pés e suplicou-lhe insistentemente: 
- Minha filhinha está nas últimas. Vem, impõe as mãos sobre ela para que fique curada e viva!
Jesus foi com ele. Uma grande multidão o acompanhava e o apertava de todos os lados. Estava aí uma mulher que havia doze anos sofria de hemorragias e tinha padecido muito nas mãos de muitos médicos; tinha gastado tudo o que possuía e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se, na multidão, por detrás e tocou na sua roupa. 
Ela dizia: 
- Se eu conseguir tocar a roupa dele, ficarei curada. 
Imediatamente a hemorragia estancou, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele e, voltando-se para a multidão, perguntou: 
- Quem tocou na minha roupa? 
Os discípulos disseram: 
- Olha a multidão que te aperta, e ainda perguntas: "Quem me tocou?"
Ele olhava ao redor para ver quem o havia tocado. A mulher, tremendo de medo ao saber o que lhe havia acontecido, veio, caiu-lhe aos pés e contou toda a verdade. 
Jesus então disse à mulher: 
- Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e fica livre da tua doença.
Enquanto ainda estava falando, chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga dizendo: 
- Tua filha morreu. Por que ainda incomodas o mestre? 
Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: 
- Não tenhas medo, somente crê. 
Ele não permitiu que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 
Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a agitação, pois choravam e lamuriavam muito. 
Entrando na casa, ele perguntou: 
- Por que esta agitação, por que chorais? A menina não morreu, ela dorme. 
E começaram a zombar dele. Afastando a multidão, levou consigo o pai e a mãe da menina e os discípulos que o acompanhavam. Entrou no lugar onde estava a menina. Pegou a menina pela mão e disse-lhe: 
- Talitá cum! (que quer dizer: "Menina, eu te digo, levanta-te").
A menina logo se levantou e começou a andar – já tinha doze anos de idade. Ficaram extasiados de tanta admiração. 
Jesus recomendou com insistência que ninguém soubesse do caso e falou que dessem de comer à menina.

COMENTANDO O EVANGELHO: Transbordando a vida

Os dois milagres realizados por Jesus apresentam-no como fonte donde transborda a vida. Sua missão consistiu em fazer jorrar vida onde a morte e a doença pareciam impor-se. Missão de resgatar a vida humana.

O chefe da sinagoga, cuja filha havia morrido, viu seu pedido atendido: com uma ordem de Jesus, a menina retornou à vida e levantou-se, para espanto de todos. Igualmente a mulher, vítima de uma hemorragia que não se estancava, viu-se curada pelo Mestre. Em ambos os casos, Jesus se manifestou como Senhor e fonte da vida.

Essa mulher, certa de ser curada, tocara nas vestes de Jesus. Este imediatamente percebeu que uma força saíra dele. Num primeiro momento, parece que o milagre se realizara por um poder mágico, uma vez que bastou a mulher tocá-lo para sentir-se curada. Contudo, levada a explicar o sentido de seu gesto, confessou ter sido movida pela fé no poder do Mestre. Ao que ele declarou: "A tua fé te salvou!"

Nada consegue de Jesus quem o busca por considerá-lo possuidor de forças mágicas de cura. Só a fé abre caminho para a vida que dele transborda. Portanto, uma fé salvífica que supera o simples benefício físico e oferece ao ser humano muito mais que a vida material. Fé que o predispõe para a vida eterna.

ORAÇÃO

Espírito Santo, dá-me uma fé profunda, que me predisponha a beneficiar-me da vida que transborda de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário