terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Evangelho!!

EVANGELHO DO DIA - 10/01/12

Na sinagoga de Cafarnaum - Mc 1, 21b-28

Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado foi à sinagoga e pôs-se a ensinar. Todos ficavam admirados com seu ensinamento, pois ele os ensinava como alguém que tem autoridade, e não como os escribas. Entre eles na sinagoga estava um homem com um espírito impuro; ele gritava:
- Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!
Jesus o repreendeu:
- Cala-te, sai dele!
O espírito impuro sacudiu o homem com violência, deu um forte grito e saiu.
Todos ficaram admirados e perguntavam uns aos outros:
- Que é isto? Um ensinamento novo, e com autoridade: ele dá ordens até aos espíritos impuros, e eles lhe obedecem!
E sua fama se espalhou rapidamente por toda a região da Galiléia. 
PALAVRA DA SALVAÇÃO!
GLÓRIA A VÓS SENHOR!

COMENTANDO O EVANGELHO: Vencendo o mal

O Reino anunciado por Jesus provocou as forças do mal, que reagiram de imediato. Sua pregação desmascarava a malignidade de tudo quanto redundava em escravidão para o ser humano e o impedia de se realizar e ser feliz. Jesus se sabia destinado a libertar os oprimidos e escravizados pelo poder do mal.

Evidentemente, o processo de libertação não era fácil. Por um lado, os opressores não queriam abrir mão de suas intenções e métodos. Por outro lado, os oprimidos acabavam por se acostumar à sua situação, já não fazendo mais caso dela.

A libertação começava quando o escravo do mal se insurgia contra sua situação, com a ajuda de Jesus. Tratava-se de uma terrível luta interior! Às vezes, se pensava que a presença de Jesus só servisse para perturbar. Ele, porém, não se deixava intimidar. Sua presença purificava o ser humano dos espíritos imundos que o flagelavam e contaminavam. Livres de toda escravidão, os que tinham sido beneficiados por Jesus tornavam-se sinal do poder efetivo do Reino.

Toda a vida de Jesus foi perpassada de luta contra as forças do mal. Com sua palavra, ele as desarticulava, fazendo o Reino dar seus frutos na história humana. Jesus não cruzava os braços ao se deparar com quem era vítima do mal e do pecado. Sua presença fazia o dinamismo libertador do Reino entrar em ação.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, afasta para longe de mim o mal que me impede de ser livre e de fazer-me servidor do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário