quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Evangelho!

EVANGELHO DO DIA - 26/01/12

A Lâmpada - Mc 4, 21-25

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 
- Será que a lâmpada vem para ficar debaixo de uma vasilha ou debaixo da cama? Pelo contrário, não é ela posta no suporte? De fato, nada há de escondido que não venha a ser descoberto; e nada acontece em segredo que não venha a se tornar público. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!
Jesus dizia-lhes: 
- Considerai bem o que ouvis! A medida que usardes para os outros servirá também para vós, e vos será acrescentado ainda mais. A quem tem será dado; e a quem não tem será tirado até o pouco que tem.

COMENTANDO O EVANGELHO: Onde colocar a luz

A pregação de Jesus não visava a um grupinho de privilegiados, membros de uma confraria esotérica, rodeada de mistérios. Pelo contrário, o Mestre desejava que sua mensagem fosse conhecida por todos, sem excluir ninguém. Todos tinham esse direito, embora permanecendo livres de aceitá-la ou rejeitá-la.

O lugar da Palavra, na história humana, assemelha-se àquele ocupado por uma lâmpada, assim que é acesa. Seria insensatez acender uma lâmpada para, em seguida, escondê-la debaixo de um caixote ou da cama. Será necessário encontrar um lugar estratégico, de forma que seus raios atinjam todos os cantos do ambiente, mesmo os mais escondidos. Assim acontece com a Palavra de Deus: não é privilégio de um punhado de pessoas. Antes, como a lâmpada, deverá ser colocada no lugar certo, para iluminar a todos.

Dando continuidade à missão de Jesus, compete aos discípulos descobrir qual é o lugar ideal para a proclamação da Palavra, a fim de que ela possa atingir o maior número de pessoas.

Daqui se deduz a necessidade de o discípulo de Jesus ser corajoso na proclamação do Reino. Em cada circunstância, deverá descobrir o lugar melhor para anunciá-lo.

ORAÇÃO

Espírito Santo, que eu não tenha medo de proclamar a Palavra do Reino, que ilumina a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário