sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Evangelho!!

EVANGELHO DO DIA - 13/01/12

O paralítico - Mc 2, 1-12

Naquele tempo, Jesus passou novamente por Cafarnaum, e espalhou-se a notícia de que ele estava em casa. Ajuntou-se tanta gente que já não havia mais lugar, nem mesmo à porta. E Jesus dirigia-lhes a palavra. Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Não conseguindo apresentá-lo a ele, por causa da multidão, abriram o teto, bem em cima do lugar onde ele estava e, pelo buraco, desceram a maca em que o paralítico estava deitado. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico:
- Filho, os teus pecados são perdoados.
Estavam ali sentados alguns escribas, que no seu íntimo pensavam: "Como pode ele falar deste modo? Está blasfemando. Só Deus pode perdoar pecados!"
Pelo seu espírito, Jesus percebeu que eles assim pensavam e disse-lhes:
- Por que pensais estas coisas no vosso íntimo? Que é mais fácil, dizer ao paralítico: "Os teus pecados são perdoados", ou: "Levanta te, pega a tua maca e anda"? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados - disse ao paralítico - eu te digo: levanta-te, pega a tua maca, e vai para casa!
O paralítico se levantou e, à vista de todos, saiu carregando a maca. Todos ficaram admirados e louvavam a Deus dizendo:
- Nunca vimos coisa igual!

COMENTANDO O EVANGELHO: O perdão dos pecados

Parece estranho que, depois de todo o esforço para fazer o paralítico chegar até Jesus, lhe seja anunciado o perdão dos pecados. Era de se esperar o imediato anúncio de sua cura, pois o enfermo manifestara ser movido pela fé. Por que Jesus começou perdoando-lhe os pecados?

A deficiência física do paralítico era uma limitação exterior e pouco importante, em vista da salvação. Realmente importava ser perfeito interiormente. E o pecado é o principal gerador de deficiência espiritual. Por isso, Jesus concedeu àquele homem, primeiramente, a cura principal e, em seguida, a secundária. A cura interior devia preceder a cura física.

Bem comparando, a cura interior é mais difícil de ser realizada do que a cura física. A primeira toca no mais profundo do ser humano e só tem efeito quando a liberdade se abre para a graça e se deixa transformar radicalmente. A ação humana, na sua totalidade, torna-se beneficiária deste processo de conversão. A segunda toca o exterior, chega a atingir a raiz da existência humana. Neste caso, o paralítico poderia voltar a caminhar normalmente, sem ser capaz de abrir seu coração para um amor generoso e serviçal. Esta insensibilidade denotaria a permanência de uma enfermidade muito mais profunda e séria do que a paralisia corporal. Jesus considerava as pessoas a partir do interior. Ai, antes de tudo, as queria ver curadas.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, cura-me de minhas deficiências espirituais, pela força de tua graça, para que eu possa caminhar sempre no amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário