terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Evangelho!

EVANGELHO DO DIA - 24/01/12

Os verdadeiros parentes - Mc 3, 31-35

Naquele tempo, chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Ao seu redor estava sentada muita gente.
Disseram-lhe:
- Tua mãe e teus irmãos e irmãs estão lá fora e te procuram.
Ele respondeu:
- Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?
E, passando o olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor, disse:
- Eis minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

COMENTANDO O EVANGELHO: os parentes de Jesus

A presença de sua mãe e de seus familiares, num momento de intensa atividade, permitiu a Jesus explicitar um aspecto importante do Reino instaurado por ele: o ponto de contato entre ele e quem se tornou seu discípulo. Seria uma questão de amizade pessoal, ou tudo dependeria das preferências de Jesus? Seus parentes teriam alguma precedência em relação aos demais?

Nada disso tinha importância, já que o critério seria a submissão à vontade do Pai. Portanto, o ponto de contato estaria no nível interno, existencial. Por pautarem suas vidas em idêntico projeto, cujo referencial era o Pai, Jesus e seus discípulos formariam uma grande família.

Este critério de familiaridade com Jesus supera toda limitação espaço-temporal. Entre nós e Jesus se estabelecem estreitos laços de relacionamento, quando nos deixamos guiar pela mesma vontade divina. A identificação dar-se-á na semelhança de atitudes, uma vez que seremos levados a agir como ele.

Por outro lado, o espírito de família impor-se-á entre nós cristãos quando nos encontrarmos unidos numa ação comum, fundada no amor e na justiça. Só então saberemos que somos irmãos e irmãs de Jesus. Este é o parentesco espiritual gerado pela opção pelo Reino, da qual nasce a verdadeira família de Jesus, que engloba todas as raças e culturas.

ORAÇÃO

Espírito Santo, que eu cumpra, com docilidade, a vontade de Deus, de modo a fazer parte da nova família do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário