quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Evangelho!!

EVANGELHO DO DIA - 12/01/12

O leproso - Mc 1, 40-45

Naquele tempo, um leproso aproximou-se de Jesus e, de joelhos, suplicava-lhe:
- Se queres, tens o poder de me purificar!
Jesus encheu-se de compaixão, e estendendo a mão sobre ele o tocou, dizendo:
- Eu quero, fica purificado.
Imediatamente a lepra desapareceu, e ele ficou purificado. Jesus, com emoção, despediu-o e recomendou-lhe:
- Não contes nada disso a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta, por tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho.
Ele, porém, assim que partiu, começou a anunciar e a divulgar muito este acontecimento, de modo que Jesus já não podia entrar, publicamente, na cidade. Ele ficava fora, em lugares desertos, mas de toda parte vinham a ele.
PALAVRA DA SALVAÇÃO.
GLORIA A VÓS SENHOR.

COMENTANDO O EVANGELHO: A liberdade de curar

A cura do leproso sublinha um aspecto importante do ministério taumatúrgico de Jesus.

O homem dirigiu-se ao Mestre fazendo-lhe um pedido, de maneira indireta: sua cura dependeria do querer de Jesus. E este o curou, porque queria ver aquele homem livre de sua enfermidade. Jesus não agiu sob pressão, embora a atitude humilde do leproso, que suplicava de joelhos, tenha-o tocado de maneira particular, e o motivou a querer curá-lo. Era impossível ficar insensível diante da situação dramática daquele homem, e recusar atender seu pedido.

Jesus, porém, evitava perder o controle da situação e atuar de maneira automática. Conservava o sentido de seus milagres, uma vez que eram sinais da presença do Reino na história humana. E tinha poder de beneficiar a quem, de fato, carecia de sua ajuda.

A moção de sua vontade não lhe enfraquecia a sensibilidade. Seu coração compadecia-se diante de quem realmente precisava ser ajudado por ele. Sua vontade, neste caso, deixava-se mover mais pelo coração do que pela razão. Seu coração cheio de misericórdia selecionava os beneficiários de seus milagres: os excluídos e marginalizados.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, move meu coração para fazer o bem a quem precisa de misericórdia. Que eu seja tua presença amorosa junto deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário