Como são felizes! - Mt 13, 16-17
Naquele tempo, disse Jesus: "Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos vêem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram." Palavra da Salvação.
COMENTANDO O EVANGELHO: Bem-aventurados
São inúmeras as sentenças, no evangelho de Mateus e, principalmente, no de Lucas, que se inicaim com a proclamação "bem-aventurados" ("felizes", nesta tradução). Bem-aventurados, ou felizes, é a tradução da palavra grega "makárioi" que, em seu uso nos evangelhos, tem um conteúdo próprio designando um estado de beatitude ou felicidade divina. A tradução "bem-aventurados" pode nos aproximar mais do sentido original.
O evangelho de Mateus reúne nove vezes a proclamação "bem-aventurados" no início do Sermão da Montanha. Lucas, na passagem paralela, reúne quatro bem-aventuranças, porém ao longo de seu evangelho são encontradas outras doze destas proclamações, três delas especiais para Maria: "Bem-aventurada a que creu" (Lc 1,45), "desde agora todas as gerações me considerarão bem-aventurada" (Lc 1,48), "bem-aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram" (Lc 11,27).
O evangelho de Marcos não menciona nenhuma bem-aventurança e no de João são encontradas duas delas: "Sabendo destas coisas, vós sereis bem-aventurados se as praticardes" (Jo 13,17) e "bem-aventurados aqueles que não viram e creram" (Jo 20,29).
No tempo da encarnação, os discípulos gozam da bem-aventurança de ver e ouvir Jesus. Porém, terminado o seu ministério na história, são bem-aventurados os que não viram e creram. A Joaquim e Ana aplica-se a bem-aventurança de serem pai e mãe de Maria.
ORAÇÃO
Senhor Jesus, faze-me conhecer os mistérios do Reino, para que eu possa trilhar, com segurança, os caminhos do Reino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário