terça-feira, 12 de julho de 2011

Mensagem

EFEMERIDADES

Insensato é aquele que se fixa nas coisas passageiras, efêmeras da vida, colocando nelas todo o desejo do coração. Comete grande erro quem, ao invés de ser fervoroso na fé e na vida espiritual, troca Cristo pelas coisas terrenas, dedicando todo o precioso tempo de sua vida àquilo que é exterior, portando-se como pessoa frívola e carnal.

Todo ser humano deve se questionar para saber quais são os seus apegos desordenados e o que o impede de aderir mais ao que é sagrado. Quantos maus exemplos temos daqueles que, recorrendo a coisas absurdas para satisfazerem suas vidas, caem em seus próprios erros.

Na época de Moisés, quando ele conduzia o povo, por um momento eles fizeram um bezerro de ouro para ser adorado no lugar de Deus. Eles se corromperam e cometeram esse grande pecado. Era um povo de cabeça dura. Mas, depois, Moisés, sabendo do ocorrido, destruiu aquele deus de ouro, reduzindo-o a pó. No entanto, parece que as pessoas ainda hoje não compreenderam que colocar o que quer que seja no lugar de Deus é pecado, loucura e perda de tempo. Nós cristãos devemos ser despojados, sem apegos e avidez pelo que escraviza a vida interior.

A vida daqueles que amam a Deus deve estar toda voltada ao Senhor, colocando-O, de fato, em primeiro lugar, sempre. Precisamos refletir: quais são nossos "bezerros de ouro"? Aquelas coisas que colocamos acima de tudo ou no lugar de Deus? Por que fazemos isso? O que queremos alcançar com essas atitudes? Devemos, após o arrependimento, pedir perdão a Deus e nunca mais colocarmos deuses no lugar do único e verdadeiro Deus.

Jesus teve um discípulo, chamado Judas Iscariotes, que cometeu esse grave erro, O traiu por trinta moedas de prata, que era o valor equivalente a um escravo na época. Para Judas, as poucas moedas de prata lhe valiam mais do que Cristo, que é o próprio Deus. Essa atitude de traição de Judas, de colocar o dinheiro acima de Deus, mostra que ele mesmo, tendo estado ao lado de Cristo, escutando sua doutrina, se preocupou mais com o que era passageiro e mortal, colocando essas coisas no lugar do que era sagrado e eterno. É preciso que todos nós fiéis estejamos atentos para não fazermos como Judas, e trair Jesus pelo que quer que seja.

Reflitamos se na vida diária somos fiéis ou infiéis a Cristo e aos irmãos. O que temos colocado no lugar de Deus? Pelo que temos traído a Deus? Será que é pelo dinheiro, o prazer da carne, o apego à televisão, ao computador, ao trabalho, às drogas, bebidas e todos os outros vícios? Quais são os atuais "bezerros de ouro" e "moedas de prata" da humanidade? Por que, ainda hoje, com tantos maus exemplos do passado, trocamos o que é eterno pelo que é efêmero?

O amor que temos a Deus e aos irmãos deve ser fiel e não falso e hipócrita. Por isso, todos nós devemos aderir ao que é eterno, nos desprendendo de todas as afeições desordenadas e desejando somente o que mais nos leva a amar a Cristo e aos irmãos.

Juliana Gonçalves dos Santos
Associação do Senhor Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário