sexta-feira, 29 de julho de 2011

Evangelho do Dia

Marta e Maria - Jo 11, 19-27

Naquele tempo, muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
Então Marta disse a Jesus: 
- Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas, mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá.
Respondeu-lhe Jesus: 
- Teu irmão ressuscitará.
Disse Marta: 
- Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia.
Então Jesus disse: 
- Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?
Respondeu ela: 
- Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao mundo.

COMENTANDO O EVANGELHO: Eu sou a ressurreição e a vida

A perda de um ente querido produz naturalmente angústia no coração. Marta, irmã do falecido e um grupo reduzido de amigos, tomando conhecimento da chegada de Jesus, correram-lhe ao encontro, enquanto Maria estava sentada em sua casa.

Tais atitudes correspondem às características de cada uma delas, tais como vemos em outras passagens e podem ser percebidas na pergunta que Marta dirige ao Senhor, na sua profissão de fé e no fato de ir chamar Maria, que logo atende e vai ao encontro de Jesus.

S.Agostinho (430) escreve que "Marta e Maria eram duas irmãs, unidas não só por seu parentesco de sangue, mas também por seus sentimentos de piedade; ambas estavam estreitamente unidas ao Senhor, ambas O serviam durante sua vida mortal com idêntico fervor.

Marta o hospedou (...) como uma servente hospedava a seu Senhor, uma enferma ao Salvador, uma criatura ao Criador. Deu-lhe hospedagem para alimentar corporalmente aquele que a alimentaria com seu Espírito".

Com efeito,na profissão de fé de Marta, há uma progressão, no início ela crê na Ressurreição final, mas Cristo lhe revela que sendo Ele a Vida, crer nEle, aderir a Ele, é ter a certeza de viver de sua vida eterna.

E isto não unicamente depois da morte, mas desde agora. A reação de Marta é típica do "Sim" da fé, ela busca menos as razões para crer ou penetrar no sentido da revelação, do que colocar sua confiança no Revelador.

"Eu creio absolutamente", confiança total, e não o "eu creio" incerto de uma opinião humana. Marta reconhece nEle "o Senhor, o Cristo, o Filho de Deus, vindo ao mundo", em quem se pode crer de modo absoluto. Confissão de fé que se liga à confissão de Pedro em Cesaréia de Filipe (Mt 16,16).

ORAÇÃO

Senhor Jesus, vós sois a Ressurreição e a Vida. Aumentai a minha fé e esperança em vossas promessas para que eu possa irradiar a alegria do Evangelho a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário